Altere o idioma  

Imprensa? Clique aqui.

Grape BRS Zamir é destaque por prevenir doenças

O tomate híbrido tipo grape BRS Zamir, desenvolvido em uma parceria entre Embrapa Hortaliças e Agrocinco, foi destaque no noticiário nacional por suas propriedades funcionais na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Além disso, destacou-se a grande resistência pós-colheita e a alta produtividade da cultivar, colocando-a como um dos melhores materiais genéticos disponíveis no mercado de tomates cerejas tipo “gourmet”, de acordo com o pesquisador da Embrapa Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa da Embrapa.

Veja a reportagem completa publicada no site do Globo Rural:

Embrapa lança tomate que ajuda na prevenção de doenças degenerativas
Novo híbrido foi desenvolvido com altos teores de carotenoide licopeno

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) lançou a tomate desenvolvido com elevados teores de carotenoide licopeno, um antioxidante tido como um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares.

A cultivar BRS Zamir, do tipo cereja, está direcionado ainda ao segmento de cozinha gourmet em função dos equilibrados teores de açúcar e ácidos. O novo híbrido conserva todas as principais características do segmento “grape” (textura, sabor e cor).

“A demanda por tomates especiais, do tipo “gourmet”, tem crescido muito no Brasil. O desempenho do híbrido BRS Zamir, tanto na parte sensorial, conservação pós-colheita, como na produtividade, comprovadas em testes realizados em Goiás e São Paulo, colocam esse híbrido entre os melhores materiais genéticos em termos de desempenho agronômico”, avalia o pesquisador Leonardo Boiteux, coordenador do Programa de Melhoramento de Tomate do Centro de Pesquisa.

Para os produtores rurais, as vantagens do híbrido estão na produtividade e durabilidade no período pós-colheita: são em média oito quilos por planta e duração de até 15 dias na prateleira, após ser colhido. O material, segundo Boiteux, possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca, o que o torna extremamente atrativo para o produtor. “O BRS Zamir foi testado por grandes produtores de tomate de Goiânia e teve uma excelente aceitação”, registra.

O cultivo protegido é preferencialmente recomendado para o novo híbrido, embora, com manejo adequado, o plantio em campo aberto não diminua as suas qualidades. O pesquisador José Mendonça, um dos integrantes da equipe de lançamento do híbrido BRS Zamir, recomenda, no entanto, que seja priorizado o cultivo na época de sequeiro, durante os meses de maio a setembro, quando costuma haver menos chuva.

Link: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2014/01/embrapa-lanca-tomate-que-ajuda-na-prevencao-de-doencas-degenerativas.html

Tomates

Cebolas

Melancias

+ Notícias

• São lançados maracujás híbridos com alta produtividade e tolerantes a doenças

• Agrocinco retorna à Hortitec com muito sucesso

• Agrocinco na Hortitec 2014

• Mamão Híbrido Bela Nova F1 abre novo segmento de mercado no Brasil

• Agrocinco lança cebolas híbridas longa vida e se consolida no segmento

• Sucesso do tomate BRS Montese

• Excelente produtividade do pimentăo Topaz

• Agricultor do ES comprova superioridade do pimentăo Topaz

• Globo Rural destaca o tomate cherry BRS Iracema

• Agrocinco lança 10 híbridos em novo catálogo

• Solo & Água difunde multirresistentes no Ceará

• Testes de híbridos da Agrocinco-Embrapa na produçăo de orgânicos sinalizam ótimo resultado

• Agrocinco apresenta culturas premium ao agronegócio de hortaliças em Săo José do Rio Pardo-SP

• Sucesso do tomate BRS Nagai - Agrocinco / Embrapa Hortaliças

• Agrocinco: visão à frente de seu tempo

Pabx:19 3879-6307 - Fone/Fax:19 3879-6787
agrocinco@agrocinco.com

Ed. Waldemar Silveira Bellini,
Rua Cesário de Paula Penteado, 381,
Centro, Monte Mor-SP, CEP: 13190-000