O QUE HÁ DE NOVO NO MERCADO

NOTÍCIAS

 

Originalmente, o mamão híbrido Bela Nova seria classificado como “formosa” no mercado brasileiro. Contudo, são tantas características que o diferenciam do formosa que o Bela Nova F1 inaugura um novo segmento no país: tipo “Bela Nova”. E, para surpresa dos produtores que o cultivam, o Bela Nova apresenta excelente desempenho em firmeza, sabor e produtividade.

“Estávamos procurando uma variedade mais produtiva e uniforme, o Bela Nova mostrou essas características. Com ele ganhamos mais peso por fruto e brix mais elevado, qualidade que nossos clientes exigem das nossas frutas”, enfatiza o engenheiro agrônomo da Agrícola Famosa, Jefferson Dantas Braga, de Tibau-RN. Braga fez a afirmação logo após participar de um teste do Bela Nova, realizado em Mossoró-RN, em fevereiro deste ano.

Frutos Bela Nova F1
O engenheiro agrônomo e diretor da Agrocinco, Luis Galhardo, destaca que os frutos do Bela Nova F1 são mais compactos que o formosa, com pequena cavidade interna, ou seja, maior peso por volume colhido, resultando em grande produtividade por planta e economia no transporte. “Os frutos possuem peso acima de 1,6 kg e são firmes para manuseio e transporte”, afirma Galhardo.

Outro destaque do Bela Nova F1 é o sabor e elevado brix (entre 12 e 14), o que gera frutos sempre doces. A polpa do Bela Nova F1 é firme e espessa, com excelente rendimento, inclusive para uso industrial (corte).

Planta Bela Nova F1
Luís Galhardo também observa que “o híbrido possui nova estrutura no segmento de mamão”. Ele descreve que a planta é baixa, semi-anã, o que garante colheita precoce e retarda o uso de escadas ou plataformas, resultando em economia na colheita. O porte da planta também facilita o manejo fitossanitário.

A planta é forte e altamente produtiva, possuindo grande eficiência na utilização de fertilizantes o que também irá propiciar redução no custo de produção.

Mercado do Bela Nova
Já o engenheiro agrônomo e diretor de marketing da Agrocinco, Flavio Pagnan, ressalta as oportunidades mercadológicas que o Bela Nova traz para o mercado. “É uma alternativa moderna para um segmento que conta atualmente com apenas uma variedade”. Pagnan diz que “o mercado brasileiro é carente em novas variedades, pois atualmente está na frágil posição de depender apenas de um fornecedor de sementes”.

Além disso, para Flávio Pagnan, o novo híbrido oferece “frutos de qualidade superior aos tradicionais formosa, o que permite ao produtor se diferenciar no mercado”.