O QUE HÁ DE NOVO NO MERCADO

NOTÍCIAS

 

A Agrocinco Vegetable Seeds vem testando em campos de todo o país o desempenho das hortaliças híbridas, desenvolvidas em parceria com a Embrapa Hortaliças em sistema orgânico. Na agricultura tradicional, as cultivares já apresentaram excelente desempenho.

O pesquisador da Embrapa, Dr. Francisco Vilela Resende, afirma que "os produtores orgânicos profissionalizados têm usado híbridos que trazem vantagens, principalmente em relação à resistência a pragas e doenças", declara. A parceria entre a Agrocinco e a Embrapa Hortaliças sintetiza o que afirma o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Vegetal em seu artigo 4º, parágrafo 1º: "as atividades econômicas dos sistemas orgânicos de produção devem buscar o melhoramento genético, visando à adaptabilidade às condições ambientais locais".

Os híbridos desenvolvidos pela Agrocinco-Embrapa são cultivares selecionadas geneticamente para níveis mais elevados de resistência a doenças (multirresistentes), para melhor aparência e melhor sabor. De acordo com o geneticista e pesquisador da Embrapa, Dr. Leonardo Boiteux, "para se chegar a um híbrido que atenda às necessidades do mercado leva-se, em média, 10 anos", afirma. A produção de híbridos nacionais é uma novidade para os Centros de Pesquisas e para o mercado com um todo. Porém, de acordo com o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Agrocinco, Luís Galhardo, "os lançamentos em parceria com a Embrapa têm surpreendido o mercado", diz.

Na produção em sistema orgânico, os híbridos ainda estão em fase de teste, mas já apontam bom desempenho. Os resultados finais dos ensaios em campo serão divulgados em breve.